19 de outubro de 2009

Baú do Silvio: Relembre a “Parada Dia Das Crianças”, no SBT!

Por: RD1

O SBT havia organizado, com extremo sucesso, desfiles de seus artistas e personagens infantis em 1986 e 87, que atrairam multidões às ruas de São Paulo para ver de perto o elenco da emissora, além da Turma da Mônica e dos Super-Heróis americanos.

Em 1988, o SBT resolveu se superar. Já que era o ano em que se comemorava o 60º aniversário de Mickey Mouse, conseguiu autorização da Walt Disney Company para trazer ao Brasil 42 personagens oficiais, dentre eles, a turma de Duck Tales, mais os tradicionais Pateta, Donald, Pluto e, é claro, Mickey e Minnie, sem contar os Ursinhos Gummy, Branca de Neve e os Sete Anões, Peter Pan, Pinóquio e muitos outros.

O trajeto era o mesmo dos anos anteriores: saída às dez da manhã do Aeroporto de Congonhas, passando pelas Avenidas Rubem Berta e Vinte e Três de Maio, Vale do Anhangabaú, Avenida Tiradentes e encerrando na Praça Campo de Bagatelle. Como curiosidades, vale dizer que o cortejo passava diante do Obelisco do Ibirapuera, cartão-postal da cidade, e pela antiga sede da TV Record, que era vista claramente nas imagens aéreas. Na época, a TV Record ainda pertencia a Silvio Santos e à família Machado de Carvalho, sendo integrante da Divisão de Comunicações do Grupo Silvio Santos.

O SBT anunciava em sua programação o trajeto e pedia ao público para optar por locais com mais espaço para acomodação, justamente os barrancos marginais da Av. Vinte e Três de Maio.

Se a festa do SBT se resumisse à Parada, já estaria de ótimo tamanho. Mas a emissora reservou um dia inteiro para comemorar a data. O SBT parou tudo no dia 10 de outubro, segunda-feira, data na qual comemorou o Dia da Criança de 1988.

Silvio Santos anunciou, no final do Show de Calouros do dia 9 de outubro, quais seriam as atrações especiais. A programação especial se iniciou durante o programa, quando os personagens da Disney foram recepcionados no aeroporto de Congonhas pelo repórter José Roberto Rocha e por um monte de crianças, e se seguiu com a sessão dupla do filme Muppet Show, na Sessão das Dez.

Programação do dia 10/10/1988 – SBT
08:45 – Abertura do Dia da Criança
09:00 – Disney Sonho
10:00 – O Coelhinho do Rabinho de Algodão
11:00 – O Garoto do Tambor
11:30 – Puff, o Dragão Mágico
12:00 – Chaves – episódio inédito
12:30 – Inspetor Bugiganga – estréia
13:00 – Ursinhos Carinhosos – estréia
13:30 – Meu Monstrinho de Estimação – estréia
14:00 – Os Seis Biônicos – estréia
14:30 – A Roupa do Imperador
15:30 – Especial Branca de Neve 50 Anos
16:30 – Parada do Dia da Criança – melhores momentos
18:30 – Duck Tales, Os Caçadores de Aventuras – filme
20:30 – Horário Eleitoral Gratuito
21:15 – Disney Show – parada dos artistas da Disney World
23:15 – Veja o Gordo

Mas falemos mais da Parada. O dia 10 de outubro amanheceu nublado e com uma leve garoa. A chuva caiu fraca por parte do percurso, mas, depois, parou. Durante todo o dia flashes da festa eram exibidos na programação.

A trilha sonora de 88 foi a canção-tema da Disney When You Wish Upon a Star, adaptada e arranjada pelo músico e produtor musical Mário Lúcio de Freitas.

Abriu o cortejo um trio elétrico que despejava confete e serpentina sobre o público e o asfalto. Em seguida, artistas do SBT desfilavam em carros abertos: Gugu Liberato, Sérgio Mallandro, Goulart de Andrade, Jô Soares, Carlos Alberto de Nóbrega, Mara, Simony, Hebe Camargo, Ary Toledo, Wagner Montes, Silvio Santos.

Caminhões da Granero rebocavam enormes carretas que reproduziam os cenários de programas e traziam o elenco de programas como Bozo, A Praça é Nossa, Show de Calouros, Qual é a Música (com os cantores Nahim e Gretchen e Los Maneros), Viva a Noite, Miss Brasil, Cinema em Casa, Oradukapeta, Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony e etc.

Silvio Santos encerrava a parte do SBT do desfile. Na seqüência, os carros alegóricos da Disney dominavam a avenida, para delírio das crianças, que chegavam às lágrimas.

As autoridades calcularam que mais de 2 milhões de pessoas atenderam ao convite feito por Silvio Santos e foram ver a Parada do Dia da Criança pelas ruas de São Paulo. Essa quantidade assombrosa de pessoas reunidas sem nenhum propósito político era algo inédito no País.

No final do desfile, os artistas chegavam esgotados e exaustos. E adorando ter participado.

O SBT e nenhuma outra emissora jamais repetiram um evento semelhante.

Nenhum comentário: